terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sentimentos e emoções

Aproveitando o estudo deste tema pelos alunos do 3º ano, foi alargado aos alunos do 4.º ano e também trabalhado na Educação para a Cidadania. O trabalho realizado consistiu em animar uma garrafa de água com uma emoção ou expressão.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Para onde foi o Zézinho?

A fim de explicar a fecundação aos alunos, foi-lhes proposto a exploração do livro "Para onde foi o Zézinho?". Foi uma forma divertida de tratar o tema.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sistema Solar

Os alunos do 4.º ano realizaram trabalhos sobre o sistema solar, representando-o de duas maneiras diferentes.


Observação de um coração

O professor trouxe para a aula um coração de vaca, como tinha prometido.
Os alunos puderam assim observá-lo: ver as veias e as artérias identificando algumas e vendo a sua elasticidade e resistência,  observaram as aurículas e os ventrículos.




A maior flor do mundo

Hoje foi apresentado aos alunos do 4.º ano o livro "A maior flor do mundo", de José Saramago.
Foram retirados os elementos paratextuais e de seguida, a partir da imagem da capa e do título, foi pedido aos alunos que antecipassem a história.
Cada um escreveu a sua.


Depois de apresentada a sua história, foi a altura de a confrontar com a do livro realizando assim a sua leitura autónoma.




A menina ...

Hoje foi trabalhado mais um dos poemas da mentira e da verdade de Luísa Ducla Soares, hoje foi a vez do poema "A menina azul". Depois da sua exploração, os alunos recriaram o poema desta vez escolhendo uma menina de cor diferente.






quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Experiência: filtração

Porque temos vindo a falar sobre o sistema exretor e porque o rim tem uma função de filtração, hoje realizámos uma experiência sobre este assunto.
Usámos 4 filtros com malha de tamanho diferente e água com terra, areias, pequenos paus,...
Os alunos puderam assim observar que quanto menor foi o tamanho da malha do filtro mais este é capaz de filtrar e retirar alguns materiais da água.









sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dominó de frações

No Apoio ao Estudo, os alunos recortaram e montarm um dominó de frações consolidadando assim este tema.





Tic - trabalho no word

Ao longo dos últimos dias, os alunos do 3.º ano escreveram um texto, um acrótico e um poema do tipo palavra puxa palavra sobre o inverno.
Hoje na Área de Projeto passaram os texto no word dos seus computadores.


O menino recompensado

Os alunos do 4.º ano trabalharam o conto "O menino recompensado" inserido no livro de António Botto "Histórias do Arco da Velha".





Depois de uma leitura autónoma, em casa, hoje foi partilhado um resumo da história. Preencheram ainda uma ficha de leitura, com o esquema da história.





Finalmente pudemos conversar sobre os ensinamentos da mesma: não desistir, enfrentar os problemas, ser persistente, ser solidário.


Poemas da mentida e da verdade

Começámos hoje a trabalhar alguns poemas do livro de Luisa Ducla Soares "Poemas da mentira e da verdade".



 Depois de verificados os elementos paratextuais, analisámos a imagem da capa e a sua relação com o título.

O primeiro poema trabalhado foi "A menina feia". Foi lido, analisado e por fim recriado com o título de Menina bonita.







quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ouvir o som do coração

Hoje falámos sobre o sistema circulatório.
Tivemos oportunidade de escutar o coração com a ajuda de um estetoscópio.






 


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cartaz

Após a exploração da ficha de trabalho do livro de Português sobre o cartaz, os alunos concluiram sobre algumas características do cartaz, planificaram um e apresentaram o seu trabalho.




terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Modelo da respiração

No Estudo do Meio, os alunos do 3.º ano estão a estudar o sistema respiratório.
Hoje exploraram um modelo da respiração e consolidaram conhecimentos sobre os movimentos respiratórios.




Ida à Biblioteca Municipal

Hoje fomos à Biblioteca Municipal ouvir uma história muito engraçada sobre a troca de uma porquinha por uma princesa. O livro chama-se mesmo "A princesa e a porquinha".
Depois de ouvirem a história desenharam sobre ela num cartão para colocar numa árvore na Biblioteca.